Lilian Mota advocacia

Conselho Federal parabeniza a OAB-RO pelos seus 51 anos de história

Fundada antes mesmo da elevação de Rondônia à categoria de estado, a OAB-RO completa, nesta terça-feira (18/2), 51 anos de história. Desde sua criação, a seccional tem sido protagonista na valorização da classe e na construção de uma sociedade mais justa e democrática, atuando com compromisso e dedicaçãoà advocacia rondoniense.

Ao parabenizar a seccional durante a cerimônia de posse do presidente reeleito, Márcio Nogueira, e a nova diretoria, nessa segunda-feira (17/2), o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, destacou o protagonismo da advocacia local. “A advocacia rondoniense nasceu da ousadia e cresceu com a força de todos e todas vocês. Cresceu com a força de quem não aceitou barreiras, mas as superou. Essa história pertence a cada um de vocês. Por isso, volto a repetir: advogadas e advogados de Rondônia, vocês não estão sozinhos nessa jornada. Juntos, seguiremos firmes, porque a advocacia de Rondônia é grande, é forte e será respeitada.”

Para Márcio Nogueira, a atuação da OAB-RO vai além da advocacia, sendo um agente ativo na promoção da Justiça e dos direitos fundamentais da sociedade rondoniense. “Esta Casa da Cidadania foi fundada sob a liderança de 22 advogados e uma advogada. Nascemos da ousadia e da força, e, 51 anos depois, essas qualidades ainda nos definem. Hoje, somos quase 11 mil profissionais dedicados a fortalecer a cidadania, os valores republicanos e fundamentos do Estado Democrático de Direito”, declarou na solenidade de sua posse.

História

A seccional de Rondônia foi fundada em 18 de fevereiro de 1974, tornando-se a primeira OAB do país a ser criada antes da elevação do território a estado, que ocorreria sete anos depois, em 1981. Na época, a advocacia rondoniense se concentrava, principalmente, nos municípios de Porto Velho e Guajará-Mirim, até então pertencentes ao chamado Território Federal de Rondônia.

A primeira diretoria da OAB-RO foi composta pelos advogados Fouad Darwich Zacharias (presidente), José Mário Alves da Silva (vice-presidente), Odacir Soares Rodrigues (1º secretário), Francisco Geraldo Balbi Filho (2º secretário) e Pedro Origa Neto (diretor-tesoureiro). Desde então, a seccional cresceu significativamente, acompanhando a evolução da advocacia e a consolidação do estado de Rondônia.