Lilian Mota advocacia

OAB atua em defesa exclusiva da advocacia, afirma Simonetti na posse da seccional goiana

Na cerimônia de posse do presidente reeleito da OAB-GO, Rafael Lara, e sua diretoria, realizada nesta sexta-feira (14/2), o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, reafirmou o compromisso com o apartidarismo da advocacia, destacando que a entidade serve exclusivamente aos interesses das advogadas e advogados do Brasil. 

“A advocacia de Goiás pode continuar acreditando na direção do Conselho Federal. Nós continuaremos a garantir que a Ordem dos Advogados do Brasil siga pertencendo à advocacia brasileira. Que a OAB jamais seja vista como base de apoio a nenhum governo, e muito menos como linha de apoio à qualquer oposição do Brasil. Seguimos unidos pela cidadania brasileira”, garantiu.

O evento contou com a presença dos demais membros da diretoria do Conselho Federal: Felipe Sarmento (vice-presidente), Rose Morais (secretária-geral), Christina Cordeiro (secretária-geral adjunta) e Délio Lins e Silva Júnior (diretor-tesoureiro). Também participaram o presidente nacional de prerrogativas do CFOAB, Alex Sarkis, e os conselheiros federais Rafael Horn (OAB-SC) e Marilena Winter (OAB-PR).

Em seu discurso, o presidente do CFOAB também reforçou a importância da união da advocacia para que a classe supere os desafios que se aproximam. “No último dia 31 de janeiro, a OAB elegeu, por unanimidade, não a mim ou a esta diretoria. Elegeu um projeto de união, inspirado, também, pelo que foi feito pela advocacia de Goiás. É a união que nos levará a vencer toda e qualquer pauta da advocacia. A vencer qualquer acinte, qualquer tentativa de nos calar, de mitigar nossos direitos e prerrogativas e, sobretudo, os tão sagrados honorários da advocacia”, declarou.

Parceria

Em consonância com Beto Simonetti, o presidente reeleito da seccional goiana, Rafael Lara, destacou a responsabilidade da instituição e enfatizou que unirá esforços com o Conselho Federal. “Acima de qualquer coisa, somos a voz da cidadania. A OAB não pertence a um partido, a um grupo, a uma ideologia. A nossa bandeira é a Constituição, e nossa missão é garantir que se faça justiça. E essa missão só pode ser cumprida se estivermos unidos. Aqui em Goiás, presidente Beto, estamos mais sintonizados e fortalecidos do que nunca.”

Além de Rafael Lara, a nova diretoria da OAB-GO é composta por Thales José Jayme (vice-presidente), Talita Hayasaki (secretária-geral), Thaís Sena de Castro (secretária-geral adjunta) e David Soares da Costa Júnior (diretor-tesoureiro). O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB-GO, Eduardo Cardoso, e o diretor-presidente da Escola Superior de Advocacia de Goiás  (ESA-GO), Rodrigo Lustosa, também foram empossados, ao lado dos novos conselheiros estaduais.

Também integraram a cerimônia os presidentes de seccionais: Paulo Maurício Braz Siqueira (OAB-DF), Leonardo Lamachia (OAB-RS), Leonardo Sica (OAB-SP), Bito Pereira (OAB-MS) e Gedeon Batista Pitaluga (OAB-TO). A vice-presidente da OAB-MG, Nubia Elisabette de Jesus Paula, também estava presente.

Entre as demais autoridades, estavam o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Marcello Terto e Silva; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Leandro Crispim; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Bruno Peixoto; o secretário-geral do Conselho Nacional do Ministério Público, Carlos Vinícius Alves Ribeiro; o procurador-geral de Justiça do estado de Goiás, Cyro Terra Peres; e o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel.