Lilian Mota advocacia

CFOAB recebe simpósio Brasil-China sobre economia verde e crédito de carbono

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) sediou, nesta terça-feira (20/6), o Simpósio Internacional – Inovação, Fintechs, Economia Verde e Crédito de Carbono. O evento debateu, ao longo da manhã, aspectos e perspectivas internacionais, a partir da identificação de desafios e oportunidades multissetoriais na ampla promoção do desenvolvimento sustentável e na estruturação de negócios forjados em boas práticas ambientais, sociais e de governança legal e corporativa. CFOAB e Zhejiang University International Business School (Zibs) também firmaram carta de intenções para cooperação internacional.

O simpósio é uma realização do CFOAB, por meio da Comissão Especial de Crédito de Carbono e da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China, com o apoio do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e das Frentes Parlamentares Brasil/China e BRICS do Congresso Nacional.

“Falar de economia verde e crédito de carbonos não é falar de futuro, é falar do presente e, essencialmente, é algo fundamental, pelo aspecto da sustentabilidade, mas também para a colocação dos produtos no mercado nacional e internacional, cada vez mais com uma sociedade atenta e em constante transformação do seus modo de consumo”, afirmou o diretor-tesoureiro do CFOAB, Leonardo Campos, representando o presidente Beto Simonetti na cerimônia. O decano do Conselho Federal e presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida), Felipe Sarmento, também participou da abertura.

Presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil/China do CFOAB, Thomas Law ressaltou os desafios do Brasil para a implementação da economia verde. “O Brasil precisa se preparar para essas questões, precisa pensar em como melhorar a nossa frota automobilística sustentável, carros elétricos e híbridos, combustíveis alternativos, o etanol”, afirmou Law. “Como conseguiremos lidar com resíduos sólidos, transformar o lixo em energia, como vamos fazer com a proteção da Amazônia. Esse simpósio é uma oportunidade para a advocacia brasileira, para os jovens advogados terem essa visão internacional sobre os desafios legais para a economia verde.”

Carta de intenções

Durante o simpósio, o CFOAB firmou carta de intenções com a Zibs, uma das maiores universidades de negócios da China. O acordo visa promover a cooperação no campo da pesquisa, geração de conhecimento e áreas afins. As ações incluem intercâmbio de informações sobre as respectivas pesquisas, seminários, conferências, workshops e outras atividades dos participantes; organização de eventos conjuntos, seminários e conferências sobre Relações Brasil-China, inovação, empreendedorismo, internacionalização, cidades inteligentes e outros temas de interesse mútuo; promover parcerias entre universidades, escolas e institutos brasileiros e chineses; entre outros.

“Com toda a certeza, os temas aqui debatidos e as cooperações estratégicas assinadas fortalecerão não apenas as relações sino-brasileiras, mas também pautas de extrema relevância para o desenvolvimento de ambos os países. Temos um intenso trabalho pela frente, de intensificar cada uma dessas cooperações de forma a proporcionar resultados práticos”, resumiu o vice-presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil/China do CFOAB, Sóstenes Marchezine.

Também estiveram na mesa de abertura o reitor da Zibs, Ben Shenglin; o coordenador do Colégio de Presidentes da OAB, Erinaldo Dantas; o presidente da Coordenação das relações Brasil-China da OAB-DF, Fernando Zhou Xiang Gu; o presidente da Comissão Especial de Crédito de Carbono do Conselho Federal da OAB, Tadeu Jayme; o secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal, Paco Britto; o deputado estadual do Amazonas João Luiz Almeida da Silva; o chefe da divisão de China e Mongólia, do Ministério das Relações Exteriores, Leônidas dos Santos Melo Coêlho; o vereador de Manaus João Carlos dos Santos Melo; o diretor-executivo da Zibs Latin America Center, Rodrigo Silva Moura; a integrante da Comissão de Crédito de Carbono, Natasha Schmitt; a representante da coordenação Brasil China da OAB-GO, Ingrid Elias Silvestre; a secretária-geral da Coordenação Nacional das Relações Brasil/China do CFOAB, Clarita Maia; e a representante da China, Zibs, Latin America Center Cooperações e parcerias, Mariana Rodrigues.

Acompanhe o simpósio pelo canal da OAB Nacional no Youtube